Tipos de Biocombustível e processo de purificação de biogás
Bioetanol: etanol produzido a partir de biomassa ou da fração biodegradável de resíduos para o devido uso como biocombustível.
Biodiesel: éster metílico e/ou etílico, que é produzido a partir de óleos vegetais ou animais.
Biogás: gás combustível produzido a partir de biomassa e/ou da fração biodegradável de resíduos, e pode ser purificado até à qualidade do gás natural, para o uso como biocombustível ou gás de madeira.
Biometanol: metanol produzido a partir de biomassa para uso como biocombustível.
Bioéter dimetílico: éter dimetílico produzido a partir de biomassa.
Tipos de combustível
Combustível é qualquer substância que reage com o oxigênio e libera energia na forma de chamas, calor e gases.
Combustível sólido – Podemos citar entre os combustíveis sólidos a madeira, o carvão e a turfa. A madeira e a turfa são usadas principalmente para a calefação industrial e doméstica. Já o carvão é queimado em caldeiras para esquentar água, que pode se vaporizar para dessa forma mover as máquinas a vapor, ou ainda diretamente para produzir calor utilizável, como a calefação.
Combustível líquido – Podemos encontrar os de origem vegetal ou animal, como o álcool e os óleos vegetais de rícino e gorduras.
Combustível mineral – São considerados fósseis, e derivados do petróleo, como por exemplo, o óleo diesel, o querosene, além da gasolina.
Combustível gasoso – Se insere nesse tipo o o gás natural ou os GLP, que estão representados pelo Propano e o Butano. Vale citar que as gasolinas e até mesmo os gases são usados para os motores de combustão interna.
Combustível humano – Em geral, no corpo dos animais, o combustível principal se constitui de carboidratos, lipídios e às vezes, as proteínas, que fornecem a energia para os músculos, para os processos de renovação e regeneração celular, além do crescimento.
Combustível fóssil – São as misturas de compostos orgânicos que se extraem do subsolo com a função de produzir energia por combustão. Saiba