Biocombustíveis
Resumo
Os biocombustíveis são fontes de energia derivados de produtos agrícolas, tais como a cana de açúcar e o milho. Por serem obtidos via agricultura, são considerados renováveis e bons para o meio ambiente, sendo uma alternativa para a queima de combustíveis fosseis. Usando formas de queima do óleo ou gás resultante desses materiais, é possível gerar energia elétrica a partir da energia térmica e/ou energia mecânica, além de oferecer certas vantagens e desvantagens com relação ao meio ambiente e a fatores socioeconômicos, que quando postas lado a lado mostram certas dúvidas com relação à utilização ou não desse tipo de geração em grande escala.
Palavras-chave: biocombustíveis, biomassa, energia elétrica.
Introdução
A energia elétrica vem se tornando um bem de consumo essencial tanto para a sociedade quanto para a indústria. Existem diferentes meios com que são produzidas, tais como quedas de água, fissão nuclear, queima de combustível fóssil, dentre outros. Em particular, a produção de energia elétrica através dos biocombustíveis se torna interessante no ponto de vista alternativo as antigas, porém ainda usuais, gerações, principalmente com relação à questão ambiental.
A geração de energia elétrica a partir desse tipo de combustível pode ocorrer de diversas maneiras, apresentas ao longo do trabalho. Para cada tipo existem diferenças no tratamento do combustível, contudo existem semelhanças como a utilização de produto intermediário para a movimentação de uma máquina e assim acionando um gerador, ou seja, conversão de energia mecânica em energia elétrica.
Como todo tipo de geração de energia elétrica, existem vantagens e desvantagens. Os benefícios, que tornam os biocombustíveis preferíveis, estão relacionados ao meio ambiente, onde uma das principais características deve ao fato na baixa poluição na emissão desse combustível. Uma série de outras vantagens serão melhor exploradas no decorrer do