Tipos de Ativo
O Balanço Patrimonial é um relatório gerado pela contabilidade do qual podemos analisar a “saúde” financeira e econômica da empresa em uma determinada data. É definido como a apresentação resumida dos elementos que compõe o patrimônio social da emprese. O ATIVO compreende os bens e direitos e as demais aplicações dos recursos controlados pela empresa, é o lado positivo do Balanço Patrimonial.
1. ATIVO Na contabilidade, ativo refere-se a uma reunião de termos básicos que são para expressar bens, direitos, valores, créditos que são recebidos em uma determinada empresa. É tudo o que uma empresa tem á receber de uma pessoa física ou de outra empresa. A Teoria da Evolução contábil definiu por muito tempo que os bens ativos eram das entidades que tivesse o chamado “Direito de Propriedade”, com o patriotismo passou a ser chamado de ativo e passivo aqueles bens que não são da empresa.
1.1. TIPOS DE ATIVOS
Os ativos são divididos em onze partes, que são elas: ativo circulante, ativo não circulante, ativo disponível, ativo diferido, ativo fictício, ativo oculto, ativo permanente, ativo realizável a longo prazo, ativo tangível, ativo intangível e ativo financeiro.
1.1.1. ATIVO CIRCULANTE É a renda que uma empresa tem á receber em curto prazo (é realizado ate o final do balanço que esta sendo preparado, que é equivalente ao capital de giro). Temos exemplos como o dinheiro em caixa ou em bancos, duplicatas, estoques, contas a receber, despesas antecipadas, numerário em caixa, depósito bancário, mercadorias, matérias-primas e títulos.
1.1.2 ATIVO NÃO CIRCULANTE São todos os bens que são duradouros, que são destinados ao funcionamento da sociedade. Assim como os direitos exercidos com essa finalidade. O ativo não circulante é dividido em subgrupos que são o ativo realizável a longo prazo, investimento, imobilizado, intangível.
1.1.3 ATIVO DISPONIVEL São contas que são liquidadas imediatamente (liquidez), são formados por contas de