Tipos de aslfatos
Tipos de asfaltos e ensaios
Nome: Rodrigo
Turma: PH
Profº: Celso
Disciplina: Química Tecnológica
Tipos de asfalto e suas aplicações
O Asfalto
O asfalto é um dos subprodutos do petróleo. É um dos mais antigos materiais da natureza utilizado pelo homem. É um material aglutinante, de cor escura, constituído por misturas completas de hidrocarbonetos não voláteis e de elevada massa molecular. Suas principais aplicações são em construções de revestimento de ruas, rodovias e aeroportos.
Fonte: Infoescola
Matéria-Prima do Asfalto
• Definimos asfalto como sendo um produto orgânico composto por hibrocarbonetos pesados, graxas, carvão e petrolato, oriundos de resíduos da destilação fracionada do petróleo.
• O petróleo consiste basicamente em compostos de apenas dois elementos que, no entanto, formam grande variedade de complexas estruturas moleculares. Quase todos os petróleos variam de 82 a 87% de carbono em peso e de 12 a 15% de hidrogênio. Os asfaltos mais viscosos geralmente variam de 80 a 85% de carbono e de 8 a 15% de hidrogênio.
• A série naftênica, que tem fórmula geral CnH2n, é uma série cíclica saturada. Constitui uma parte importante de todos os produtos liquidos de refinaria, mas forma também a maioria dos resíduos complexos de faixas de pontos de ebulição mais elevados.
• O resíduo do processo de refino é um asfalto, e os petróleos nos quais essa série predomina são chamados óleos de base asfáltica.
TIPOS DE ASFALTOS
Cimento Asfáltico de Petróleo CAP 50/70
• Definição: O Cimento Asfáltico de Petróleo CAP 50/70 é obtido pelo processo de destilação de Petróleo, viscoso, semi-sólido ou sólido, à temperatura ambiente que apresenta comportamento termoplástico torna-se líquido se aquecido e retorna ao estado original após resfriamento, tem propriedades aglutinantes e impermeabilizantes, possuem características de flexibilidade,