Contabilidade de custo
Fundamentos da Matemática Financeira.
Conceito
A matemática financeira tem como objetivo principal estudar o valor do dinheiro em função do tempo. Este conceito, aparentemente simples, tem vários detalhes quanto à forma de estudo do valor do dinheiro no tempo. A Matemática Financeira pode ser sua maior ferramenta na tomada de decisões, pois o mercado está cada dia vendendo mais por impulso, e nunca deixando as operações bem esclarecidas ao cliente.
Alguns cálculos financeiros básicos são muito uteis, ajudando você a fazer um ótimo negocio e ajudando a economizar seu dinheiro. As operações Financeiras se apoiam em duas formas de capitalização Simples e Composta.
O foco deste capítulo são as capitalizações simples e compostas, mas o livro aborda bem que a capitalização composta é a mais utilizada e também a mais importante, e temos como exemplo o banco central que tem muitas de suas tomadas de decisão afetadas diretamente pela capitalização composta.
Passo 1
1.1 “Noções de juros simples (lineares)”;
Quando a taxa de juros incide no decorrer do tempo, sempre sobre o capital inicial, dizemos que temos um sistema de capitalização simples (Juros simples). Sobre o capital inicial. Na prática, esse sistema é usado especialmente em certos pagamentos cujo atraso é de apenas alguns dias.
1.2 “Noções de juros compostos (exponenciais)”.
Quando a taxa de juros incide sobre o capital atualizado com os juros do período (montante), dizemos que temos um sistema de capitalização composta (Juros compostos).Nesse regime, após cada período, os juros são incorporados ao capital inicial, passando a render sobre o novo total. Dessa forma, os cálculos são efetuados como juros sobre juros.
A capitalização simples acontece de forma linear, enquanto a capitalização composta é exponencial. Isso faz com que, a partir do valor presente, o valor final em um instante qualquer seja maior nos juros compostos.
Passo 2:
Dados hipotéticos