tipologias textuais
a) NARRATIVO:
- objetivo do texto narrativo: O principal objetivo do texto narrativo é contar algum fato. E o segundo principal objetivo é que esse fato sirva como informação, aprendizado ou entretenimento. Se o texto narrativo não consegue atingir seus objetivos perde todo o seu valor. A narração, portanto, visa sempre um receptor.
- principais características: O texto narrativo caracteriza-se pelo relato de fatos retratados por uma sequência de ações, relacionadas a um determinado acontecimento, podendo ser estes fatos reais ou fictícios.
Para que este relato seja algo dotado de sentido, o mesmo contém alguns elementos que desempenham funções primordiais. São eles: os personagens, peças fundamentais para a composição da história, narrador, espaço, tempo e enredo propriamente dito, ou seja, o assunto sobre o qual se trata.
Dentre aqueles caracterizados como narrativos, destacam-se os contos, novelas, romances, algumas crônicas, poemas narrativos, histórias em quadrinhos, piadas, letras musicais, entre outros.
- tempo verbal predominante (presente, pretérito ou futuro): Os acontecimentos relatados envolvem personagens (uma, no mínimo, que pode ser ou não o próprio narrador). A progressão da ação é dinâmica, com utilização de verbos que indicam ações. Os tempos verbais predominantes são o pretérito perfeito e o pretérito imperfeito.
- exemplos de gêneros textuais que são compostos por narração : A partir do advento de uma nova concepção, ligada às ideias da era Clássica, desenvolveram-se na literatura ocidental, outros gêneros oriundos das grandes epopeias: os narrativos, caracterizados pela representação de um mundo mais voltado para a vida individual por meio da ficção, ora traduzida para a linguagem verbal, agora sob a forma prosaica.
Representando os principais gêneros narrativos, temos:O romance – Trata-se de uma narrativa longa, geralmente estruturada em capítulos, compondo-se por vários