Tipologia textual
RIO GRANDE DO NORTE
CAMPUS: PAU DOS FERROS
Disciplina: Português
Professor: Magno
Aluna: Maria Edna de Queiroz Silva
Gêneros e Sequências Textuais
Pau dos Ferros- RN
2012
TIPOLOGIA TEXTUAL (SEQÜÊNCIAS TEXTUAIS)
Ao contarmos algum acontecimento que vimos na rua, sobre como aconteceram os fatos, nós fazemos uso de um tipo de seqüência textual, a narração. Nesse mesmo contexto, as trocas de informações faladas também constituem um tipo de seqüência ou tipologia textual: o diálogo.
Quando opinamos sobre esse dito acontecimento, caracterizamos uma seqüência textual de natureza argumentativa, dentro da dissertação. Por conseguinte, quando
No momento em que consultamos um dicionário ou uma enciclopédia, as informações contidas sobre cada item compõem a seqüência explicativa, com conceituação (verbete) e exemplos.
Se visualizarmos num frasco de xampu o conhecido título “MODO DE USAR” com seu conteúdo, teremos um exemplo prático de seqüência injuntiva, tipo de texto que se caracteriza por fornecer instruções, obedecendo a uma ordem lógica.
TIPOLOGIA TEXTUAL OU SEQÜÊNCIA TEXTUAL
Além dos três tipos de redação normalmente estudados (descrição, narração e dissertação), hoje existem mais três classificações dessas seqüências: injuntiva, explicativa e dialogal.
A seqüência dissertativo-argumentativa (seqüência argumentativa) caracteriza-se pela discussão de uma problemática, com apresentação de idéias amparadas por argumentações e fatos, culminando com uma tomada de posição ou defesa de princípios.
Vejo o Brasil como um país em que, se de um lado existem aqueles que preconizam a idoneidade, probidade e correção, por outro, há aqueles encarregados de sujar nossa Pátria com atos inescrupulosos e sem o menor de sinal de respeito à população.
A seqüência narrativa caracteriza-se por discorrer, contar, relatar fatos, sejam eles fictícios ou reais. Em oposição à descrição, é intensamente dinâmica,