Tipologia Textual
Tipologia Textual
1. Narração (PASSAGEM DE TEMPO)
Modalidade em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Refere-se a objetos do mundo real. Há uma relação de anterioridade e posterioridade. O tempo verbal predominante é o passado.
Qual o objetivo? Expor os fatos importantes do caso concreto a se solucionado no juridico.
Como o fato é tratado? cada fato representa uma informação que compõe a história da lide a ser conhecida no processo.
Qual o tempo verbal? Pretérito, é o mais utilizado, porque todos os fatos narrados já ocorreram.
Futuro¿ não é utilizado, fatos futuros são incertos.
Como os fatos são organizados? Em ordem cronológica, na mesma ordem que aconteceu no mundo natural.
Quais seus elementos constitutivos? uma narrativa deve responder sempre que possível as seguintes perguntas: O que? (Fato), quem? (Partes), onde? (Local), quando? (Momento), como? (Maneira como fatos ocorreram), pro que? (Motivo da lide).
Qual a natureza do texto? informativo, sua função persuasiva está atrelada a fundamentação.
2. Descrição (Tempo estatico)
Um texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora. Numa abordagem mais abstrata, pode-se até descrever sensações ou sentimentos. Não há relação de anterioridade e posterioridade. Significa "criar" com palavras a imagem do objeto descrito. É fazer uma descrição minuciosa do objeto ou da personagem a que o texto se Pega. É um tipo textual que se agrega facilmente aos outros tipos em diversos gêneros textuais. Tem predominância em gêneros como: cardápio, folheto turístico, anúncio classificado, etc.
3.Dissertação
Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Dependendo do objetivo do autor, pode ter caráter expositivo ou argumentativo.
4. Injunção/Instrucional