Ciclo de vida de um projeto de software
Conteúdo
Introdução
Qualificar um produto é muito bom para que tenhamos certeza de que há seriedade e preocupação com a satisfação em tê-lo, mas, qualificar o processo de produção é mais importante para obter um produto melhor.
Hoje, temos normas que certificam o processo de produção de software bem como o software pronto. Tais normas exigem cada vez mais qualidade no gerenciamento do projeto e tais exigências são convertidas em benefícios para os usuários e desenvolvedores. Todo desenvolvimento de um software é caracterizado por fases que quando colocados em sequência obtêm-se um Ciclo de Vida do Sistema e é este ciclo de vida que deve ter qualidade.
Para melhor planejar, executar e controlar um projeto, nós o dividimos em “pedaços” menores, denominados fases, cujos títulos e quantidade são determinados pelas necessidades de controle da organização ou organizações envolvidas no projeto.
O Ciclo de Vida do Desenvolvimento de Sistemas
O Ciclo de Vida do Desenvolvimento de Sistemas (SDLC – Systems Development Life Cycle), conhecido também com o “ciclo de vida do software” refere-se aos estágios de concepção, projeto, criação e implementação de um SI. Um desdobramento possível para SDLC é mostrado a seguir:
Levantamento das necessidades
O levantamento das necessidades também chamado de análise de requisitos, identifica as necessidades de informações da organização. A análise de alternativas consiste na identificação e avaliação de sistemas alternativos.
Projeto
Projeto trata da construção das especificações detalhadas para o projeto selecionado. Essas especificações incluem o projeto das interfaces, banco de dados, características físicas do sistema, tais como número, tipos e localizações das estações de trabalho, hardware de processamento, o cabeamento e os dispositivos de rede. Deve especificar os procedimentos para testar o