Tipologia na teologia puritana da historia
Útil na interpretação dos fatos, é um método de interpretação onde uma pessoa explica os eventos as pessoas no antigo testamento pré figurando a pessoa e ministério do messias que vem e seu povo pactual
Era um componente necessário para entendimento do texto literal, não é alegoria, a diferença essencial entre tipologia e alegoria é porque o tipo pressupõe a historia, a alegoria não. (Mt 12.40), a alegoria não requer um base firme de historicidade. O tipo trata com a comparação de fatos, e pessoa do AT com o NT, eg.: Jonas e XP, circuncisão e batismo.
A alegoria pode ser aplicada em tudo que pertence ou não a bíblia, por essa razão a alegoria é muito mais abrangente quanto ao significado do que a tipologia, ela tem um sentido XP.
Tipologia de LC final do cap. 2 e inicio do cap. 3 terminando o primeiro com adão e começando o segundo com a tentação, existe essa relação tipificando Adão e XP, essa era a mente dos puritanos.
Analogia da fé:
-------------------------------------------------
Cap. I , 9 CFW, o que é analogia da fé, (Jd 1.3 Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos) no sentido de analogia dentro do próprio texto, resulta do fato que a bíblia é a palavra de Deus, e tem consistência e unidade. A Escritura não se contradiz, a analogia da fé ela não diz a interpretação de qualquer texto particular, mas dar limites para lidar com a interpretação. O texto mais claro interpreta o texto mais obscuro.
-------------------------------------------------
Qual a diferença da analogia da fé e a de escritura:
-------------------------------------------------
A analogia da fé é o principio em que o teólogo usa ...
-------------------------------------------------
Como a base para interpretar texto não claros e ambíguos,