Tipologia dos actos ilocutórios
Acto ilocutório assertivo:
Acto de fala que o locutor realiza pela enunciação de uma proposição, com cujo valor de verdade se compromete em maior ou menor grau. Tal proposição pode, portanto, ser submetida ao teste do verdadeiro ou falso. Entram na categoria de assertivos verbos como «afirmar», «sugerir» ou «colocar uma hipótese», distinguindo-se entre si pelo grau de comprometimento do locutor.
Verbos performativos assertivos: admitir, negar, achar, crer, acreditar, afirmar, concordar, discordar, confessar, informar, responder...
Acto ilocutório directivo:
Actos que têm em comum, embora com matizações, a intenção do locutor de levar o interlocutor a fazer ou a dizer alguma coisa. É importante salientar que, em relação a «pedir», «ordenar» obedece a uma condição preparatória adicional segundo a qual o locutor tem que estar numa posição de autoridade em relação ao interlocutor. As perguntas são uma subclasse de directivos, tendo em conta que o objectivo é obter do interlocutor a execução de um acto de fala.
Verbos performativos directivos: exigir, ordenar, convidar, avisar, aconselhar, pedir, querer, proibir, suplicar, implorar, mandar, obrigar questionar, perguntar, inquirir, interrogar... 01
Tipologia dos actos ilocutórios
Acto ilocutório compromissivo:
Acto de fala que, como o de «prometer», dá expressão a uma intenção do locutor, vinculando-o à realização de uma acção futura que poderá afectar o interlocutor de um modo positivo (no caso da promessa) ou de um modo negativo (no caso da ameaça). O conteúdo proposicional consiste na acção futura a que o locutor se propõe.
Enquanto os actos directivos colocam o interlocutor sob uma obrigação, os compromissivos exercem essa obrigatoriedade sobre o locutor.
Verbos performativos compromissivos: prometer, jurar, comprometer, tencionar, pretender... Acto ilocutório expressivo:
Acto de fala que, como o de «agradecer» ou «dar os parabéns», pretende