Tipo de planejamento
O planejamento é um processo que, por sua vez adotado, demanda continuidade, devendo desta forma ser incorporado como prática permanente na organização. Entendê-lo como um processo é requisito para se obter eficácia na sua implementação. É através das avaliações, revisões periódicas e reformulações que o planejamento tornar-se-á um processo cíclico, aberto e flexível, responsável pelo direcionamento constante dos esforços e alocação efetiva dos recursos da organização. Podemos também dizer que o processo de planejamento é a ferramenta que as pessoas e organizações usam para administrar suas relações com o futuro. É uma aplicação especifica do processo decisório. As decisões que procuram de alguma forma, influenciar o futuro, ou que serão colocadas em prática no futuro, são decisões de planejamento. Com base nesse conceito básico, o processo de planejamento pode ser definido de várias maneiras:
Planejar é definir objetivos ou resultados a serem alcançados.
É definir meios para possibilitar a realização de resultados.
É tomar no presente decisões que afetem o futuro, para reduzir sua incerteza.
Planejar é pensar e agir em relação ao futuro, é a essência do processo de planejamento, é buscar mudar a situação conhecida para outra situação desejada, dentro de um intervalo definido de tempo, é imaginar e trabalhar para construir uma situação nova que não seria apenas um resultado da simples evolução dos fatos presentes.
A importância do planejamento para as organizações
Numa organização, o processo de planejamento permite elevar o grau de controle sobre o futuro dos sistemas internos e das relações com o ambiente. A organização que planeja procura antecipar-se às mudanças em seus sistemas e no ambiente, como forma de garantir sua sobrevivência e eficácia. Poderíamos argumentar que se deve fazer planejamento porque não fazer é expor-se por demais às incertezas do futuro. Profundas mudanças econômicas, sócias