Tipos de planejamentos
PROCESSOS ADMINSITRATIVOS
Introdução
De que maneira as empresas se organizam? A partir de que ponto e de quais estruturas precisamos para realizar mudanças organizacionais? Essas são algumas das perguntas que tentaremos responder neste trabalho, mostrando como realizar um bom planejamento, com seus principais pontos para aplicá-los de forma eficiente, que faça você, administrador, obter sucesso em suas ações.
Mostraremos também, o ponto de vista de alguns grandes administradores, comparando suas idéias e opiniões por cada nível de planejamento e suas aplicações no nosso próprio dia-a-dia.
O que é um planejamento?
Já se pensou em uma empresa que não se organiza e que tem ações no seu momento atual sem pensar no futuro? Uma catástrofe! É isso o que seria das empresas se não houvesse o planejamento.
O planejamento nada mais é, do que a forma de organizar ações de forma que se possibilite ter visões sobre suas respectivas áreas que poderão ser afetadas por uma mudança, seja ela na sua parte operacional, financeira, ou até mesmo pelo ponto de vista de seus clientes.
Vamos por aqui, o planejamento como uma ferramenta administrativa então, porem, ela serve em nossa dia-a-dia e as vezes a usamos sem perceber, por exemplo, se deseja fazer uma viagem para a praia é necessário escolher a praia, a data, se vão de carro ou de ônibus, quais pessoas iram, o que levaram, aonde ficaram, entre vários outros detalhes. Depois é necessário reservar uma casa, comprar apetrechos, e só então é que se irá desfrutar de seu “planejamento”.
Na maneira administrativa, vemos essas etapas por níveis do planejamento, que são: o nivel estratégico, o operacional e o tático. Vejamos uma comparação.
Nesta comparação de tipos de planejamentos, usamos idéias dos seguintes autores: Idalberto Chiavenato, Patrick j. Montana, Bruce H. Charnou e Margarida Maria Krohling Kunsch.
1. Planejamento