tipo de inovação
Processo, produto e serviço. Como mostramos anteriormente, a inovação é exploração com sucesso de novas idéias, onde esta precisa necessariamente trazer benefícios para uma empresa.
¨ Dentro de uma economia baseada no conhecimento, a inovação parece desempenhar um papel central ¨(Manual de Oslo, pag 31)
Segundo Sundbo e Gallouj (1998b), pode-se observar 4 tipos diferentes de inovação:.
. Inovações de produto: relacionados com o fornecimento de novo serviço, como, por exemplo, novo seguro, nova linha de financiamento, oferta por um hospital do atendimento de nova especialidade médica.
. Inovações de processo ou serviços: relacionados com a modificação de procedimentos prescritos para a elaboração/produção de um serviço (back office) ou nos procedimentos de atendimento do usuário/cliente e de entrega do serviço (front office).
. Inovações organizacionais ou gerenciais: relacionadas com a introdução de novas ferramentas gerenciais ou novos modelos de gestão.
. Inovações de mercado: relacionadas com a descoberta de novos mercados, com a identificação de nichos em um mesmo mercado ou, ainda, com a mudança de comportamento da organização no mercado em que ela se insere. Consumidores costumam gastar mais em empresas que oferecem um ótimo serviço. Hoje em dia, para as empresas, inovar não é mais uma opção: é um item vital para que esta continue em atividade neste mundo globalizado e cada vez mais competitivo. Para que exista uma inovação, o produto ou serviço precisa ser desejável pelo consumidor, tecnicamente possível e mercadologicamente viável. Conforme Pavitt (1984),¨ inovação pode ser definida como um produto ou processo produtivo novo ou melhor usado ou comercializado com sucesso por uma organização.¨
De acordo com o manual de Oslo(2005), ¨ produto tecnologicamente novo é aquele cujas características fundamentais diferem significativamente de todos os produtos previamente produzidos na empresa ¨. Ou seja, um produto só é