tipagem sanguina
Aluno: Daniel Souza
Professor: Luiz Junior
Tipagem sanguínea
O grupo sanguíneo sempre é determinado antes de uma transfusão. Em casos de extrema emergência, somente sangue do grupo O Rh-negativo é usado, porque não tem antígenos que possam causar uma reação.
2. O que é doador universal e receptor universal?
Um doador universal é uma pessoa do grupo sanguíneo O Rh-negativo. Seu sangue não contém os antígenos A, B nem Rh, e pode ser doado para qualquer pessoa sem que haja uma reação. Um receptor universal é do grupo AB positivo, que pode receber sangue de qualquer pessoa.
3. Há outros antígenos nas hemácias, além de A, B e Rh?
Sim há muitos outros antígenos na superfície das hemácias, incluindo, por exemplo, outros antígenos do sistema Rh ou dos sistemas Kell, Kidd, Duffy e outros. Anticorpos contra esses antígenos podem ser produzidos após transfusões ou após uma gravidez com um bebê incompatível.
Esses anticorpos não são pesquisados na tipagem de rotina, mas podem ser detectados usando o teste de Coombs indireto. O exame
Como o exame é usado?
A tipagem sanguínea é usada para determinar o grupo sanguíneo de uma pessoa e que tipos de sangue ou derivados de sangue ela pode receber.
Pessoas dos grupos A, B e O produzem naturalmente anticorpos que causam reações graves se receberem por transfusão sangue incompatível. Se uma pessoa Rh-negativa receber sangue (for transfundida) Rh-positivo, ela começa a produzir anticorpos anti-Rh. Estes causarão problemas se essa pessoa voltar a receber outra transfusão de sangue Rh-positivo.
A tipagem do grupo Rh é importante durante a gravidez, porque pode haver incompatibilidade entre a mãe e o feto. Se a mãe for Rh-negativa e o pai for Rh-positivo, o feto pode ser Rh-positivo e a mãe pode desenvolver anticorpos que atravessam a placenta e destroem as hemácias do feto, provocando doença hemolítica do feto e do recém-nascido. Para