sistemas
O corpo humano tem normalmente 206 ossos, classificando-se conforme suas características principais que são: comprimento, espessura e largura. Dividimos em grupos:
Ossos Longos
Ossos Curtos
Ossos Planos
Ossos Irregulares
Ossos Pneumáticos
Ossos Sesamóides
Ossos Longos
Os Ossos longos oferecem suporte ao corpo e proporciona alavancas interconectadas, que nos permite realizar movimentos. Seu comprimento predomina sobre a largura e espessura, apresentam extremidades chamadas epífises proximal e distal, e um corpo chamado de diáfise onde se encontra o canal medular.
Exemplos: Fêmur e Tíbia
Ossos curtos
Os ossos curtos possui equivalência nas três dimensões, ou seja, comprimento x largura x espessura. Sua função é absorver choques.
Exemplos: Carpo (mão) e Tarso (pé).
Ossos Planos ou Laminares
Nesses ossos o comprimento e a largura predominam sobre a espessura, protegem as estruturas internas e oferecem ampla superfície para inserção muscular.
Ex: O Esterno
Ossos Irregulares
Estes não possuem uma forma definida. Estão relacionados com suporte de peso, dissipação de carga e proteção,auxiliam nos movimentos e proporcionam local e inserção de músculos.
Ex: as Vértebras e o osso do Quadril.
Vértebras
Ossos Pneumáticos
São osso ocos, com cavidades cheias de ar e revestidas por mucosa (seios), apresentando pequeno peso em relação ao seu volume.
Exemplos: Esfenóide e osso Frontal
Ossos Sesamóides
Estão presentes no interior de alguns tendões em que há considerável fricção, tensão e estresse físico, como as palmas e plantas. Eles podem variar de tamanho e número, de pessoa para pessoa, não são sempre completamente ossificados, normalmente, medem apenas alguns milímetros de diâmetro. Exceções notáveis são as duas patelas, que são grandes ossos sesamóides, presentes em quase todos os seres humanos.
Exemplo: Paleta e Pisiforme.
Paleta