tintas
Professora: Matéria: Operações Unitárias I
Alunos:
Tinta é a mistura de vários componentes, o qual forma-se uma composição geralmente viscosa. Esta possui componentes voláteis, como água ou solventes orgânicos e elementos sólidos que formam a película aderente à superfície a ser pintada. A combinação desses elementos, define as propriedades de resistência e de aspecto, bem como o tipo de aplicação e custo do produto final (CETESB, 2008).
A CETESB ainda afirma, que para produzir tinta, as matérias primas necessárias são as resinas, os pigmentos, os solventes e os aditivos. A partir desses componentes o processo de fabricação abrange uma série de etapas sequenciadas, as quais devem ser rigorosamente observada.
Para iniciar esse processo é necessário a avaliação e o controle de qualidade da matéria prima, seguido da pesagem das mesmas (CANAUD, 2007).
Canaud (2007), também descreve as etapas de produção da tinta como:
Na etapa de pré mistura os insumos devidamente pesados são adicionados em um grande misturador mecânico e gradualmente acrescenta-se pigmento para que as pás do misturador girem lentamente, transformando em uma pasta de pigmento.
Em seguida, vem a etapa de Moagem, a qual a pasta formada é depositada em um moinho ou triturador para quebrar as partículas de pigmento.
Após a trituração, esta pasta moída vai para a etapa de diluição e secagem, sendo levada para um tanque e misturada mecanicamente com solventes e secantes. Nessa etapa a tinta está quase pronta.
Chega a etapa de completagem, é nela que são feitos os ajustes de cor da tinta através da adição de pequena quantidade de pigmento.
Depois dos devidos ajustes, uma amostra dessa tinta é analisada pelo controle de qualidade da fábrica. Se estiver dentro dos padrões estabelecido pelo Instituto Nacional de Pesos e Medidas, a tinta é liberada para ser embalada. Antes de ser envasada, a tinta é filtrada para