tintas
Tipos: tinta pva para artesanato, tinta pva acrilex, tinta látex pva.
É uma opção mais econômica. Indicado para reboco, fibrocimento, gesso e sobre superfícies com massa corrida.
TINTA A ÓLEO- A tinta a óleo é uma mistura de pigmento pulverizado e óleo de linhaça ou papoula. É uma massa espessa, da consistência da manteiga, e já vem pronta para o uso, embalada em tubos ou em pequenas latas. Dissolve-se com óleo de linhaça ou terebintina para torná-la mais diluída e fácil de espalhar. O óleo acrescenta brilho à tinta; o solvente tende a torná-la opaca.
Tipos: tinta aóleo acrilex, para tela,parede,corfix, á base de água.
Utilizada em ferros, aços e madeira.
TINTA ACRÍLICA- O acrílico é uma tinta sintética solúvel em água que pode ser usada em camadas espessas ou finas, permitindo ao artista combinar as técnicas da pintura a óleo e da aquarela. Se você quiser fazer tinta acrílica, você pode misturar tinta guáche com cola branca (PVA).
Tipos: acrílica: fosca, látex, á base de resina acrílica.
Usos: Reboco, cerâmica porosa, cimentados, gesso, tijolos concreto.
Tinta para caiação- Muito conhecidas e econômicas. Seu componente principal é a cal extinta – Ca(OH)2 . Produzida a partir de rochas calcárias e dolomíticas, que apresentam baixo teor de óxidos de ferro e de alumínio, o que determina o índice de alvura na pintura.
Tintas à base de cal extinta e gesso.Utilizada em tetos, a aderência da caiação é boa quando aplicada sobre argamassa, concreto ou blocos de concreto. A facilidade de aplicação é elevada, variando com a viscosidade da suspensão da cal e com as características da superfície a ser aplicada (lisa, rugosa, seca ou úmida).
TINTA PLÁSTICA EMULSIONÁVEIS- AS TINTAS PLÁSTICAS