Tintas
TINTAS
Soluções e soluções
FAMA 2012
SUMÁRIO:
1 TEMA
2 JUSTIFICATIVA
3 HISTÓRIA
4 TINTA NO BRASIL
5 COMPOSIÇÃO
6 PIGMENTOS
7 ADITIVOS
8 RESINAS
9 SOLVENTES
10 PRODUÇÃO DAS TINTAS
11 VERNIZES
12 TINTAS PARA IMPRESSÃO
13 RECICLAGEM DAS TINTAS
14 ANEXOS E REFERÊNCIAS
1 TEMA
O trabalho aborda as tintas e suas variações, juntamente com suas funções e o seu processo de fabricação.
Primeiramente, será preciso explicar o que é tinta, que pode ser assim definida:
Há diversas maneiras de se definir o que é "tinta". No dicionário Aurélio, por exemplo, um dos significados encontrados para "tinta" é "substância química corante, que adere à superfície a qual se aplica e é usada para a pintura". Uma definição bastante simples e didática, porém, restrita para quem pretende se aprofundar mais no assunto. Se procurarmos uma explicação mais abrangente, recorrendo a um bom livro especializado, poderemos encontrar algo como "tinta é uma composição líquida, geralmente viscosa, constituída de um ou mais pigmentos dispersos em um aglomerante líquido que, ao sofrer um processo de cura quando estendida em película fina, forma um filme opaco e aderente ao substrato".
As tintas estão mais presentes no dia-a-dia das pessoas do que elas pensam, por isso tem um campo muito abrangente e o trabalho mostrará apenas alguns tipos de tintas, sua composição química, seu processo de fabricação, seus métodos de aplicação, o porquê dos ‘defeitos’ que ocorrem, etc.
2 JUSTIFICATIVA
O tema foi escolhido devido à sua importância e sua presença diária na vida das pessoas, afinal, todos os dias as pessoas têm contato com as tintas. Quando se pensa em tinta, a maioria das pessoas só pensa naquelas que pintam casas ou tintas guaches, sendo que na verdade