Tintas
Este trabalho se propõe a identificar as tintas em geral e sua aplicação em obras civis tanto internamente quanto em áreas externas e apresentar a influência da cor sobre os seres humanos.
O assunto passou pelo âmbito funcional chegando ao estético, já que a especificação do correto tipo de tinta a ser utilizado é tão importante quanto a indicação da cor adequada para cada uso. Tanto a escolha do tipo quanto da cor inadequada podem causar sérios problemas e um deles é o desperdício, o retrabalho e a insatisfação dos clientes e usuários.
Posteriormente, através do levantamento da conceituação de tintas e sua utilização foi indicado o estudo da influência da cor sobre o usuário, tornando este trabalho mais completo e assim com maiores informações para o profissional que pretende desenvolver o trabalho de especificação de tintas.
Pode-se concluir que a má especificação do tipo de tinta e a escolha da cor inadequada trazem problemas, que exigem o retrabalho e desta maneira fazem com que aconteça o desperdício e a insatisfação do cliente. É possível se evitar as patologias, o desperdício e a insatisfação do cliente com a boa especificação e a aplicação adequada de cada tipo de tinta, observando-se sempre as especificações do fabricante e a contratação de mão de obra qualificada.
INTRODUÇÃO
Na construção civil a pintura representa uma operação de grande importância, uma vez que as áreas pintadas são, normalmente, muito extensas, implicando num alto custo. Há uma tendência natural em considerar a pintura uma operação de decoração, porém, além de decorar e proteger o substrato, a tinta pode oferecer melhor higienização dos ambientes, servindo também para sinalizar, identificar, isolar termicamente, controlar luminosidade e podendo ainda ter suas cores utilizadas para influir psicologicamente sobre as pessoas.
BREVE HISTÓRICO
As primeiras tintas fabricadas pelo homem foram aquelas feitas para a escrita, que foram compostas desde a mais remota