Tintas
TINTAS
PALHOÇA 2012 INTRODUÇÃO
As tintas são materiais de revestimento. Inicialmente líquido, porém, quando esticada seca e forma uma fina camada uniforme sobre uma superfície. Camada esta que protege e embeleza um material, peça ou uma edificação. Esse é um tema muito interessante já que o Brasil é um dos cinco maiores mercados mundiais de tintas. Destas cerca de 79% do volume é de tinta para o segmento de construção civil. E representa 63% do faturamento de todo o ramo de tintas (ABRAFATI, 2010). Este trabalho tem como objetivo introduzir a este vasto ramo que é o das tintas. Irá pesquisar sobre a definição de tinta, a função, composição, classificação e finalmente a utilização.
TINTAS
DEFINIÇÃO
A tinta é um composto de produtos químicos na forma líquida, aquosa ou em gel, que adere a uma superfície. Após a cura (secagem), a tinta deve formar uma película sólida, contínua e uniforme. Constituída basicamente de um ou mais pigmentos sólidos e um veículo, que sofre cura. Para então atingir as características desejadas. De acordo com as matérias primas selecionadas as tintas demonstram determinadas características. Por exemplo, boa resistência a intempéries, boa aderência, secagem rápida e facilidade na aplicação. As tintas, na Engenharia Civil, são aplicadas em paredes (alvenaria ou madeira), esquadrias, telhas e entre outros. Com o objetivo de proteger, higienizar e decorar.
FUNÇÃO
Como já foi afirmado, de modo geral as tinta servem para proteção, higiene e estética. Quanto à proteção, um bom exemplo são as tintas utilizadas em estruturas metálicas. Estas protegem o metal da corrosão de agentes químicos e ou atmosféricos.