TINTAS E TEXTURAS
O presente trabalha traz o intuito da compreensão e os diversos usos de texturas e tipo de tintas. As tintas são preparações, geralmente líquidas, usadas para conferir beleza, valor de mercado a produtos manufaturados e proteção aos materiais. O que começou na antiguidade, no período paleolítico, quando o homem representava nas paredes das cavernas o seu cotidiano, tornou-se uma importante indústria. A finalidade estética continua, todavia, a necessidade de preservação dos materiais sofisticou as tintas ao longo dos anos. A fabricação dessas depende da finalidade a que se destinam. Mas, basicamente, as tintas são formadas por pigmentos, veículo fixo, solventes e aditivos, podendo tomar a textura dependendo das matérias aplicadas, mudando a durabilidade e resistência da tinta em relação ao tempo.
A tinta
A tinta é uma composição liquida, pigmentada quando aplicada sobre uma superfície, torna-se uma película protetora e decorativa, além de exercer função sanitária e influenciar na distribuição da luz. Os pigmentos são partículas sólidas e insolúveis, no entanto, a tinta pode conter vários pigmentos esses podem ser divididos em dois grupos: ativos: possuem função de conferir cor e capacidade de cobertura a tinta e inertes: possuem outras características como lixabilidade, dureza, consistência e afins. O veiculo de uma tinta é constituído por resinas, responsável pela formação da película protetora na qual se converte a tinta depois de seca. Os solventes são usados em diversas fases na fabricação da tinta, facilitando assim o empastamento dos pigmentos, para regular a viscosidade da pasta de moagem. É comum o uso do solvente para adequar a tinta ás condições de uso, dentre os mais comuns encontram-se água, aguarrás, etc ..
Tipos de Tintas
Caiação: Nas construções rurais é a mais indicada para as paredes, econômica, de fácil execução, além de ser desinfetante. Preparo: queima de cal em vasilhame limpo, passagem da pasta através