TINTAS NA CONSTRU O CIV L 1
TEXTURA E
GRAFIATO
Histórico
Difícil estabelecer uma data para o uso da tinta, nasce como expressão humana ainda na pré-história. Fabricado a partir de materiais coloridos como plantas e argila em pó. Moídos entre pedras ou com a própria mão e aplicada em cavernas, tumbas ou no corpo.
Adaptação da tinta durante a evolução:
Expressão.
Simbologia e escrita.
Proteção.
Embelezamento.
Definição
Tinta é um composto na forma líquida, aquosa ou em gel, que quando aplicado sobre uma superfície, forma um filme transparente ou opaco, com finalidade de proteger e decorar a superfície e proporcionar uma melhor qualidade de vida nos ambientes que aplicada. Composição
A composição básica das tintas é formada pela resina, pigmentos, solvente e aditivos, que funcionam da seguinte maneira:
Resina: A resina é responsável pela fixação da tinta no local onde esta é aplicada. Ao fazer uma analogia com o concreto, a resina em relação à tinta, tem a mesma função do aglomerante. Também é ela que forma o filme seco. Resistente à raios UV, água, poluentes e alcalinidade da argamassa. Antigamente, compostos naturais.
Industria petroquímica, durabilidade maior.
As mais usadas são os homopolímeros
(polietileno), copolímeros de acetato de viníla e os copolímeros acrílicos, ambos na forma de emulsões, os quais estão presentes nas tintas, colas, selantes e nos aditivos para argamassa e concreto.
Pigmentos: Os pigmentos são responsáveis pela cobertura, coloração e durabilidade da tinta.
São partículas muito pequenas praticamente insolúveis no meio disperso.
Orgânicos: Podem ou não ser solúveis.
Solúveis: alto poder de tingimento, mais caros.
Inorgânicos: Influem na cor e na textura da tinta.
Inertes ou cargas: Enchimento, textura, resistência à abrasão.
Pigmentos naturais são atóxicos
Ativos: Promover cor – TiO2 (Cores claras)
Propriedade anticorrosiva – zarcão, cromato e zinco. Reflexivos: Alta reflexão