tintas anticorrosivas
________________________________________
Pintura Industrial
A pintura industrial consiste na interposição de um revestimento orgânico ou inorgânico, entre o meio corrosivo e o material que se quer proteger, em paralelo proporciona outras características como sinalização, estética, impermeabilização, etc. Estes revestimentos são aplicados sob a forma de tintas, capazes de formar película sólida após a secagem ou cura.
Um esquema de pintura é composto, na maioria dos casos, por três tipos de tintas: tinta de fundo ou primária (primer), tinta intermediária e tinta de acabamento.
Classificação e características das Tintas Anticorrosivas
- Tinta Epóxi ou Epoxídicas
São tintas de alta performance com ótimo relação de custo e beneficio, são fabricadas com a resina epóxi, que são obtidas pela reação entre a epicloridrina e o bisfenol. Estas tintas são fornecidas geralmente em dois componentes, um contendo o pré-polímero epóxi, e o outro, o agente de cura. O principal mecanismo de proteção anticorrosiva das tintas epóxi é a proteção por barreira, porem existe tinta de fundo epóxi que proporciona a proteção por passivação ou inibição anódica e a proteção catódica de acordo com a sua pigmentação.
De forma geral estas tintas possuem as seguintes características: elevada resistência química de acordo com o sistema resina epóxi / agente de cura; a película possuem alta dureza, boa resistência a abrasa e ao impacto; possuem fraca resistência à radiação solar, em especial aos raios ultravioleta, causando perda do brilho e cor.
Tinta Epóxi Poliamina apresenta excelente resistência a ácidos, álcalis, sais e solventes e tem um menor tempo de secagem, maior dureza e resistência à abrasão, comparadas com a tinta epóxi poliamida.
Tinta Epóxi Poliamida tem grande resistência à água, condições de imersão e fáceis de serem aplicadas em ambientes com umidade relativa elevada. São mais flexíveis e aderentes.
Tinta Epóxi Alcatrão de Hulha (coal tar ou coal tar