111000222333

434 palavras 2 páginas
FICHAMENTO

UNIUBE – Universidade de Uberaba
Licenciatura em Pedagogia – Turma 22 – Etapa I
Aluna: Valéria Cristina Lopes
Referência: SILVA, Coelho Betty Maria. Contar histórias: uma arte sem idade. 10 ed. São Paulo: Ática, 1999.
O motivo pelo qual ela escreveu este livro foi pela experiência que teve em sua primeira sala de aula, em que descobriu que “ ouvir histórias e contar são coisas de que as crianças gostam muito, em memória de Denise Tavares a primeira a encomendar o livro”.

IDÉIA CENTRAL
Incentivar aos professores a contar histórias aos seus alunos.

PALAVRAS CHAVE – história, estudo, apresentação, narração, relatos.

RESUMO
Capítulo I – Escolha da história – Betty diz que” Nem toda história vem do livro pronta para ser contada. Naturalmente, é necessário fazer uma seleção inicial ,levando em conta, entre outros fatores, o ponto de vista literário, o interesse do ouvinte, sua faixa etária, suas condições sócio econômicas.” (p. 13)
Capítulo 2 – Estudo da história infantil – a autora explica que após escolher a história é hora de estudá-la. Estudar uma história é, em primeiro lugar, divertir-se com ela captar a mensagem que nela está implícita e, em seguida após algumas leituras, identificar seus elementos essenciais, isto é, que constituem a sua estrutura, coesão, introdução, enredo, clímax e desfecho. (p.21 e 22)
Capítulo 3 – Formas de apresentação da história – a autora nos apresenta que “estudar a história é ainda escolher a melhor forma ou o recurso mais adequado para apresenta-lo, auxílio do livro, o uso de gravuras, de flanelógrafo, de desenhos e a narrativa como interferência do narrador e dos ouvintes. Cada recurso tem suas vantagens específicas e requer uma técnica especial”. (p.31)
Capítulo 4 – Narração da História – “é conveniente estabelecer uma breve conversa que facilite o entendimento do enredo e evite interrupções”. Contar histórias é uma arte, por conseguinte requer certa tendência inata, uma predisposição presente

Relacionados