Tinta
O comportamento do sistema de pintura anticorrosiva exigido depende do meio que será aplicado à estrutura metálica que deve proteger. No entanto, em geral, convém: boa aderência; boa proteção anticorrosiva; durabilidade elevada; outras funções como decorativas, antiderrapantes, resistência a ácidos, ao calor.
Tipos de sistemas: Alvenaria de concreto e argamassa curada; Superfícies de madeira com acabamento, Superfícies de ferro e aço; Superfícies de concreto aparente, pedras; Alvenaria aparente, cerâmica; Superfícies de gesso; Superfícies de cimento amianto; Superfícies de pisos - quadras, pátios e estacionamentos.
Desenvolvimento de formulações de tintas
A resina é a principal matéria prima da tinta, responsável pelas características básicas das tintas: aplicabilidade, secagem e cura, durabilidade, adesão, resistências químicas, resistências a Abrasão/Riscos, flexibilidade e dureza.
As resinas estão divididas em duas classes, termoplásticas e termofixas. Resinas pertencentes à classe termoplástica são as que fornecerão filme que, após secagem e cura, conserva a propriedade de se redissolverem nos solventes originais da formulação e apresentarem amolecimento do filme quando aquecidos, já as resinas ditas termofixas, produzem filmes menos sensíveis à redissolução e muito menores graus de amolecimento quando expostas ao calor.
Genericamente tintas obtidas a partir dos sistemas de resinas termoplásticas são denominadas “lacas”, sendo as mais empregadas: Hidrocarbonetos, Nitrocelulósicas, Vinílicas, Acrílicas.
Da mesma forma, as tintas obtidas a partir dos sistemas de resinas termofixas de maior aplicabilidade são: Epóxi (poliamida/ poliamina), Poliuretano (aromático/ alifático),Alquídicas (secagem ao ar e estufa).
Existem duas classificações básicas para tintas:
• À base de óleo ou solventes
• À base de água
As tintas podem ser classificadas como:
Tintas Acrílicas
As resinas acrílicas são obtidas da reação entre a