Tinta Invis vel
A tinta invisível química é feita a base de amido de milho (maisena) e revelada com tintura de iodo.
Materias utilizados:
- água;
- tintura de iodo (comprada em farmácia);
*atenção: o iodo é utilizado como anti-séptico, mas deve ser manuseado com cuidado, não deve entrar em contato com os olhos nem ser ingerido, pois provoca danos ao organismo!
- copos descartáveis;
- maisena (amido de milho);
- pincel;
- papel pardo ou qualquer papel, de preferência escuro para aparecer a coloração melhor;
Procedimentos:
Preparando a tinta invisível: Para cada copo de água, adicionamos uma colher cheia de maisena e levamos à fervura até que a mistura fique com aparência translúcida. Cortando o papel pardo em cartões, de tamanho mais ou menos equivalente a uma metade de página de caderno escolar, escrevemos nossa 'mensagem' com o auxílio do pincel ou cotonetes. Após escrevermos nossos cartões, deixamos secar por no mínimo uma hora. Preparando a tinta reveladora: Com os cartões já prontos, preparamos a nossa tinta reveladora. Em um copo descartável, pingamos vinte gotas de tintura de iodo e adicionamos um dedo de água.
Descobrindo a mensagem: Novamente com o pincel, passamos a tinta reveladora nos cartões e observamos que nossa mensagem, antes invisível, torna-se de coloração azul escuro.
Conclusão:
Por que a tinta torna-se azul escura mesmo o iodo sendo de coloração marrom?
O amido é um carboidrato do tipo polissacarídeo e é a principal substância de reserva energética (de glicose) de plantas e algas, dessa forma ele não pode ser encontrado em alimentos de origem animal (leite, carne, etc), mas encontramos em diversos alimentos tais como, pão, arroz, batata, macarrão e também claro, amido de milho ou maisena.
A reação que observamos aqui é da formação de um complexo de iodo e amido. O amido contém o que chamamos de amilose, e assim reage com o iodo na presença de iodeto, formando um complexo de cor azul intensa, que é visível em concentrações