Til - Jose de Alencar
Venho por este trabalho mostrar resumidamente a história Til de José de Alencar, concluindo com minhas palavras a mensagem que o autor tenta passar com sua obra.
Desenvolvimento:
A obra Til começa em um romance entre Besita e Ribeiro, por influencia de seu pai, se casa com o mesmo. Após casarem-se, Ribeiro parte em uma viagem com a desculpa que tem de resolver problemas de família, fica afastado por anos, e nesse tempo surge Luís Galvão, jovem fazendeiro, que procura por Besita, que o recebe pensando ser seu marido, desse encontro se gera no ventre de Besita uma criança chamada Berta.
Ao voltar, Ribeiro encontra sua mulher com uma filha, descontrolado e muito nervoso mata Besita, também iria matar Berta, se não fosse por Jão, um órfão que cresceu junto a Luís Galvão, que salva Berta. Ribeiro foge e fica por anos desaparecido, a única outra pessoa que presencia o assassinato é a negra Zana, que enlouquece pouco tempo depois do ocorrido, não conseguindo tirar a cena horrível da cabeça.
Muito tempo depois, Ribeiro volta e dessa vez quer vingança contra Luís Galvão. Jão agora se tornara Jão Fera um matador de aluguel, é contratado por Ribeiro para matar Luís, por não reconhecer o mesmo, estando com a aparência totalmente diferente e agora com o nome Barroso, aceita a proposta. Na primeira tentativa de morte contra Luís, Berta descobre o que iria acontecer e o livra da morte. Na segunda tentativa, Ribeiro incendeia com a ajuda de escravos um canavial onde se encontrava Luís inconsciente por ter levado uma pancada na cabeça, desta vez é salvo por Jão, que mata os capatazes, porém não consegue pegar Ribeiro, logo após vai preso.
Ribeiro após duas falhas em sua vingança contra Luís Galvão, decide por matar Berta. Ao estar bem perto de matar Berta que estava com negra Zana, surge Jão Fera, que consegue fugir da prisão e mata Ribeiro de forma violenta, Brás, um garoto com deficiências mentais leva Berta para ver a cena, que corre horrorizada com o que vê,