Tijolos Solo Cimento
Conhecidos também como tijolo modular ou ecológico, em sua fabricação não há desmatamento nem queima de carvão, que lançaria resíduos tóxicos ao meio ambiente, sua cura em vez de utilizar fornos é feita em local fechado, sem vento e sol durante oito dias aproximadamente, por isso tão conhecidos como ecológicos. Já o nome modular vem de encaixarem uns aos outros num sistema de trilho.
Composto de solo, pré-selecionado, que passa por experimentos em laboratório de mecânica dos solos para determinar a proporção existente de argila, areia e silte, e de acordo com os pré-requisitos a serem atendidos para determinada finalidade, como por exemplo resistência mecânica, resistência a abrasão, impermeabilidade, durabilidade e exigências estéticas, é feito o estudo de dosagem de solo, cimento e água.
Como grande parte de sua composição é de solo, presente em abundancia atendendo assim grandes demandas, sua presença sempre está próxima aos locais de fabricação e controlando a dosagem de forma a minimizar o consumo de cimento, seu custo de fabricação é baixo.
Nela, sua fabricação, é necessário realizar o amassamento, que deve ser feito até que a massa esteja totalmente homogênea para que o tijolo tenha propriedades iguais em todo seu volume, pode ser realizado de forma manual com pás e local apropriado e mecânico por trituradores. Deve se preparar a quantidade para no máximo uma hora de moldagem com o objetivo de manter as propriedades desejadas, devido a cura do cimento. Na moldagem é preciso de diversos cuidados como limpeza dos equipamentos, colocar a quantidade certa de material já que o volume pode diminuir em até 50% do inicial, a pressão a ser utilizada pela máquina, seu armazenamento e transporte dentre outros para garantir sua qualidade estipulada.
O manejo deste tipo de material é similar aos convencionais, usado na alvenaria tradicional, no que concerne às fundações, reboco e vedações. No que se refere à demais elementos da construção com parte