Tijolos ecológicos
Nessa quarta parte falaremos sobre as aberturas, colunas, vergas, cinta de amarração, até o respaldo da laje.
Colunas
As colunas em edificações térreas devem ser orientadas por um projeto de um engenheiro, que faça a distribuição delas no decorrer das paredes. Mas em geral, empresas do ramo tomam como norma distribuí-las nos cantos com 3 colunas, 4 colunas em intersecções em T e intersecções em + contêm até 5 colunas, com 1 barra de ferro em cada orifício. Nas aberturas deve ser feita de acordo com a modulação do tijolo, nos cantos de janelas e portas, deverá conter no mínimo um ferro em cada lateral.
Em vãos maiores que 0,80 cm deve ser adicionado um ferro a cada seção. Um exemplo em uma parede com dimensão de 4 metros deverá ter no mínimo 5 ferros em toda sua extensão.
As colunas devem ser preenchidas com concreto (cimento, brita fina e areia grossa) a cada 0,5 metro de altura, para evitar o surgimento de vãos de ar na parte estrutural. Não se esquecendo de limpar sempre os tijolos caso haja vazamento do concreto na superfície externa do tijolo, para que o tijolo ecológico mantenha sua característica lisa e uniforme.
Deverão ser adicionados grampos que serão amarrados nos cantos das colunas a cada 0,50 cm, tem a função de amarrar uma coluna na outra, e dar uma maior segurança a edificação. Aberturas
O dimensionamento do tijolo ecológico deve ser 0,15, então aberturas de janelas e portas deverão seguir a modulação.
Elétrica e hidráulica
As passagens de canos de hidráulica e elétrica deverão ser passadas pelos orifícios do tijolo ecológico, no decorrer do assentamento dos tijolos.
A colocação de tomadas, interruptores, registros, canos de esgoto, canos de hidráulica e quadros de energia, deverão ser realizadas com a utilização de uma cerra copo e furadeira para embutimento nas paredes. Cintas de amarração
As cintas de amarração devem ser realizadas a 1