TID Burocracia na Administração
RESUMO: O presente estudo tem por objetivo identificar os benefícios da Burocracia nas Organizações Contemporâneas. As empresas, nos dias atuais, buscam melhores resultados em seus processos produtivos, para tanto, inserirem em seu planejamento estratégico procedimentos burocráticos que promovem a eficiência e a transparência nas suas ações de gestão – tais como, a seleção de pessoal especializado, o uso de regulamentos que promovam a disciplina hierárquica, a divisão e a distribuição de funções. O uso da burocracia como ferramenta permite a essas a integração dos sistemas existentes nas empresas e uma participação positiva de seus membros e/ou colaboradores. A burocracia, dessa forma é analisada enquanto método organizacional para as corporações, o que se deve à consistência de seus recursos e a definição clara de suas regras e procedimentos técnicos.
Palavras Chave: Burocracia, organização, gestão, hierarquia.
1. INTRODUÇÃO
A sociologia, segundo Weber (1910-1921)5, tem por mote o estudo das ações sociais, das relações sociais significativas. Segundo este, as normas e regras sociais consistem num conjunto de ações individuais, devendo os agentes sociais escolherem sempre as diferentes formas de conduta. Dito dessa forma, os Estados, os mercados econômicos, as religiões, só existem devido ao fato dos diversos indivíduos de uma determinada sociedade orientar suas ações reciprocamente, num determinado sentido. Assim, as relações sociais devem ser mantidas continuamente pelas ações individuais. Nessa perspectiva, as empresas e os diversos grupos de funcionários que as compõe seguem, através de um corpus administrativo, a uma série de normas e leis que garantem o seu funcionamento, uma dominação legal, entendida na modernidade como burocracia.
Segundo Weber (1910-1921), o conceito de burocracia se baseia numa hierarquia definida, as atividades, os deveres e as responsabilidades dentro