Ataques no Japão
2ª Guerra Mundial estava praticamente terminada. Quando, no Japão, mais percisamente Hiroshima e Nagasaki se conheceu a mais terrível criação da tecnologia. Em 6 de Agosto de 1945 ás 8:15h, foi lançada a primeira bomba atómica em alvo humano. O governo incentivou todos os habitantes a manter as actividades quotidianas. Nessa altura, os japoneses ouviram o alarme indicando a aproximação de um avião inimigo. Era um B-29 baptizado de «Little Boy».
O plano original previa ataques com bombas atómicas a quatro cidades japonesas, mas este acabou por ser alterado sendo apenas atacadas as cidades de Hiroshima e Nagasaki.
Hiroshima, 7ªmaior cidade japonesa foi atacada por «Little Boy», que decretou a morte de aproximadamente 150 mil japoneses. Passaram apenas 3 dias do ataque a Hiroshima, quando Nagasaki e os seus 175 mil habitantes foram vítimas do «Fat Man», vitimando cerca de 70 mil seres humanos.
Segundo os americanos, a decisão radical de se usar bombas nucleares foi tomada devido ao alto risco de ataque ao território japonês, visto que havia resistência da população e a batalha em solo inimigo provocaria baixas maciças nas forças americanas. A tecnologia nuclear já estava bem evoluída, e já podia ser utilizada para fins militares. A bomba seria a única arma capaz de criar um ataque violento e poderoso sem causar nenhuma baixa no exército americano, obrigando o Japão a render-se perante um poderoso exército militar.
Os verdadeiros objectivos dos ataques ao Japão ficaram obscuros durante muito tempo, mas com a recente libertação de documentos e diários antes considerados ultra secretos, hoje já se pode concluir documentalmente que o principal objectivo por trás dos ataques foi a necessidade de enviar uma mensagem clara á União Soviética, que se vinha expandido pelo leste europeu.
Não há como inocentar os E.U.A pela morte de milhares de pessoas, o Japão atacava ferozmente com as suas tropas e acordaram com o ataque a Pearl Harbor. Mas apesar disto os seus