Pearl harbor
Ataque a Pearl Harbor
Sofia Fernandes nº24
9ºC
Índice Índice 1 Introdução 2 Desenvolvimento 3
Antecedentes 3
Preparação japonesa 3
Preparação norte-americana 4
O ataque 4
Perdas da Marinha Imperial Japonesa 5
Perdas das Forças Armadas dos EUA 5
Resposta estadunidense 6 Conclusão 7 Webgrafia & Bibliografia 7
Introdução
A Segunda Grande Guerra já arrasava a Europa desde 1939. Hitler já espalhava o terror, anexando territórios e espalhando a morte entre os inocentes em busca de um sonho: dominar o mundo, transformando a Alemanha no país mais poderoso do mundo. “Os europeus que resolvam os seus problemas”, opinião dos Estados Unidos da América que ainda eram um país neutro. Por esse motivo suspeita-se que o presidente Roosevelt tivesse informações suficientes para acreditar no eminente ataque.
Desenvolvimento
Antecedentes
Após a Restauração Meiji, o Império Japonês procurou expandir-se económica, política e militarmente para alcançar as potências europeias e norte-americanas. Para aumentar o acesso a recursos naturais procurou a conquista do seu “espaço vital”.
Ao expandir o seu território, o Japão entrou em conflitos com vários países como a China e a Rússia. Ganhou território na China e na península coreana e depois da I Guerra Mundial foram lhe atribuídas as colonias da Alemanha. O Japão impôs ainda um estado controlado por si controlado, na Manchúria.
A Sociedade das Nações, os EUA, o Reino Unido, a Austrália e os Países Baixos, todos com interesses territoriais no Sudoeste Asiático, desaprovaram os ataques japoneses contra a China e retorquiram com condenação e pressão diplomática. Em protesto, o Japão retirou-se da SDN. Mais tarde em 1939, os EUA terminaram o tratado comercial estado-unidense com o Japão. O Japão continuou com a sua campanha militar na China e assinou um tratado com a Alemanha, acabando com as rivalidades do fim da I Guerra, e declarando interesses comuns entre os dois países. Em 1940