tics
Não resta dúvida que nos dias de hoje, a utilização de novas formas de interação como a internet atende às novas necessidades dos alunos; o incentivo à aprendizagem ativa moderna ao aluno já pode ser comprovada por meio de vários projetos já desenvolvidos em todo pais; o acesso rápido e eficiente nas informações e diversificadas e a melhoria da qualidade da comunicação entre professores e alunos são viabilizadas pelas ferramentas interativas que podemos encontrar no uso das tecnologias.
Hoje a tecnologia é útil ao aprendizado, pois o seu desconhecimento vem gerando no mundo atual o mesmo tipo de exclusão que sofre o analfabeto no mundo da escrita. Muitos professores estão preocupados dos computadores e o uso destes na sala de aula tomar seu espaço, mas isso vem ser um mito, já que os governantes do país mal investem na formação e atualização dos professores nas áreas tecnológicas. Para o docente que vê na tecnologia uma forma de qualificar melhor suas práticas pedagógicas, é fundamental enxergar a realidade e principalmente lutar contra o discurso neoliberal que paralisa e domina o meio educacional. É preciso conhecer as políticas equivocadas que fazem parte da história da utilização da informática na educação no Brasil. O professor deve enfrentar o medo de atuar com um computador na sala de aula, e entender que ele pode ser uma ferramenta que o auxiliara no processo de aprendizagem do aluno.
A tecnologia não cria ambientes que substitua o professor, é preciso que o mesmo tome para si a tarefa de projetar o material didático e a pedagogia a ser utilizado no processo de ensino, o material didático e as metodologias de aprendizagem, é tarefa dos profissionais da área tecnológica. Por meio dessa abordagem, o uso da tecnologia integra novos saberes à prática educacional proporcionando ao professor uma maior capacidade crítica de sua ação pedagógica e um leque maior de possibilidades na busca pelo interesse dos seus