TICS
" A tecnologia deve servir para enriquecer o ambiente educacional, propiciando a construção de conhecimento por meio de uma atuação ativa, crítica e criativa por parte de alunos e professores" (MORAN, 1995)
O uso de computadores, por exemplo, em sala de aula permite novas formas de trabalho, possibilitando a criação de ambientes de pesquisas, agilidade na informação, porém a presença isolada de comutadores na escola não representa qualidade de ensino se não houver a qualificação e atualização constante do professor, integrando os diversos componentes curriculares a nova realidade.
Atualmente as tecnologia são ferramentas potentes para serem usadas no campo da educação, assim como antes eram usados lápis, giz, cadernos, livros,... Porém não depende exclusivamente da vontade o educador em utilizá-las, envolve também a área administrativa, as políticas públicas de educação com a liberação de verbas, manutenção constante e ainda a capacitação dos professores que optam pela utilização.
Hoje é fundamental que o professor seja inteirado do assunto em si,a tecnologia.
Acredito que o papel do professor nesse caso seja ajudador, pois o professor não é mais visto como transmissor do conhecimento. Sabemos que é muito complicado principalmente na rede publica por falta de recursos, o professor até tem interesse mas não tem como por em pratica o seu planejamento mais renovado.
Através da tecnologia o aprendizado que desdo construtivismo, vem sido renovado pois não é mais imposto ou forçado e sim construído e conquistado pelos alunos.
Para os professores também teve mudanças pois através de um tema gerador ele tem um planejamento para varias aulas, pois ele propõe o tema e os alunos devolvem citando seus interesses.
Partindo do principio que o aluno aprende a partir do meio em que vive, não se pode ter duvida da importância da tecnologia nas escolas.
Li em um dos textos propostos em que o pof. Moran relata que " não podemos dar aula da mesma