Tica E Responsabilidade Social
INTRODUÇÃO
Muitas organizações estão se convencendo de que, para o seu negócio sobreviver, terão de agir com muito mais atenção em relação a assuntos até então de pouca importância.
Uma nova palavra de ordem parece estar tomando corpo e forma neste mundo globalizado, que é a ética e junto com ela a responsabilidade social das empresas.
Quando se fala de uma organização empresarial ética, fala-se de pessoas éticas, afinal as organizações são compostas por pessoas e só existem por causa delas e delas depende o sucesso ou o fracasso de um empreendimento.
A convivência em grupo gera, muitas vezes, conflitos, pois a necessidades e os interesses podem divergir em virtude das características inerentes a cada indivíduo. Essas características formam o sistema de crenças e valores individuais, que dá identidade à pessoa.
A responsabilidade social empresarial é um tema de grande relevância nos principais centros da economia mundial. Nos Estados Unidos e Europa proliferam os fundos de investimento formados por ações de empresas socialmente responsáveis. 3. ÉTICA GERAL
A Ética pode ser definida como sendo um ramo da Filosofia que estuda o comportamento de uma pessoa ou um grupo delas. De forma simplificada pode-se dizer que ética lida com o que é moralmente certo ou errado.
"Como parte da Filosofia, a Ética é o estudo das avaliações do ser humano em relação às suas condutas ou às dos outros. Essas avaliações são feitas sob a ótica do bem e do mal, de acordo com um critério que geralmente é ditado pela moral" (MOREIRA, 1999 P.21).
A formulação de um conceito ético acontece através da experiência e do conhecimento obtido através dos anos, com a adoção de novos costumes e novos padrões morais.
"Usadas alternadamente com o mesmo significado, as palavras ética e moral têm a mesma base etimológica: a palavra grega ethos e a palavra latina mores, ambas significando hábitos e costumes" (FIPECAFI, 1997 P.24).
A palavra Ética foi utilizada pela primeira