Trabalho Tica E Responsabilidade Social
Uma vida sem contato com outras pessoas seria uma vida sem relacionamentos. Ao vivermos em espaços comuns, nós naturalmente desenvolvemos relações com outras pessoas. O seu relacionamento com qualquer pessoa é firmado com objetivos que podem ser individuais ou coletivos. Objetivos individuais referem-se a seus interesses pessoais, enquanto os objetivos coletivos dizem respeito àquilo que grupos de pessoas buscam em conjunto.
Temos diversos relacionamentos na sociedade em que vivemos, é normal que seus objetivos, individuais ou coletivos, sejam diferentes de outras pessoas. Quando você se relaciona com outra pessoa que tem objetivos conflitantes com os seus, é necessário que haja entendimento. No entanto esse entendimento se torna muito mais difícil quando uma das partes adota um comportamento que desrespeita os direitos dos outros.
A preservação da convivência pacifica e produtiva entre pessoas ou entre sociedades depende de que as pessoas ajam de forma a respeitar os direitos do outro e as normas de convívio social que regem aquele ambiente. A ética é, portanto, uma condição não só para o convívio saudável entre pessoas, mas para a própria sobrevivência da sociedade (ARRUDA et al., 2009).
Ética
Pode-se entender ética em seu uso popular como princípios de conduta que orientam a ação de uma pessoa ou grupo.
A palavra ética possui sua origem no grego ethos, que quer dizer costume, maneira habitual de agir ou índole. Seu significado é próximo ao de moral, palavra que vem do latim mos e moris, que significa normas que representam o comportamento esperado.
Para Idalberto Chiavenato a ética constitui-se de um conjunto de valores e princípios morais que definem o certo ou errado para uma pessoa, grupo ou organização. O comportamento ético acontece quando a organização encoraja seus membros a comportarem-se eticamente de maneira que os