Tica Weber
Ostras - FACRO
ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL
GRUPO: Claudiane Marvila
Lindon J.
Lucas Batista
Luiza Cunha
Raphaella Gomes
MAX WEBER
Max Weber (1864-1920) foi um economista e sociólogo alemão, e é considerado atualmente um dos fundadores do estudo moderno da sociologia e administração pública. Começou sua carreira na
Universidade de Berlin, e depois passou para várias outras instituições. Teve grande influência política na Alemanha, sendo um dos negociadores de seu país no Tratado de Versalhes, e membro da comissão que criou a Weimar Constitution, a Constituição do Estado Alemão.
A análise sociológica e política de Weber possui como um dos principais temas a questão da responsabilidade moral, derivado a influência do protestantismo, sobretudo calvinista, na formação da sociedade e da cultura Europeia desde o século XVI.
Em sua discussão sobre a sociedade Moderna,
Weber analisa a importância da racionalidade na tomada de decisão , quando se avaliado os melhores meios de se alcançar um objetivo e discute a eficiência como critério para determinação dos resultados das ações sociais.
A POLÍTICA COMO VOCAÇÃO
A obra “A Política como vocação” reúne o conteúdo de duas conferências sobre vocação política apresentadas aos estudantes da
Universidade de Munique em 1919. Ele faz a distinção entre a ética da convicção e a ética da responsabilidade.
Nesta obra Weber se questiona sobre a relação entre a ética e política, se perguntando se haveria uma especificidade da ética na política, surgindo assim a distinção entre as duas éticas.
Para Weber a ética da convicção não é necessariamente religiosa. Neste tipo de ética o que importa é a intenção do agente ao realizar alguma ação, sendo muito mais relevante do que o resultado e o sucesso de seus atos.
Já ética da responsabilidade é ao contrário, ela avalia toda a ação do agente e valoriza as consequências, o resultado da ação. Com base de que um ato deve ser julgado como bom ou mau.
Weber foi