Max Weber A Tica Protestante
O livro fornece uma explicação de o que é o capitalismo e como o capitalismo surge, esta visão de capitalismo, é uma visão diferente da visão de Marx.
Para Weber o que é o capitalismo? O capitalismo não é busca de lucro, onde, o lucro para ele foi buscado em vários outros momentos, para ele, o capitalismo é a racionalização do mundo, a racionalização da sociedade, então, o capitalismo pressupõe coisas como: uma administração conplexa que faça balanços racionalizando a busca pelo lucro, vendo o que entra, vendo o que sai, usando a contabilidade que pra ele é fundamental, administrando a mão-de-obra, no qual deve ser uma mão-de-obra livre, utilizando os elementos da ciência moderna, com essas combinações seriam forma de racionalizar o mundo, racionalizar a busca de lucro, sendo esse o capitalismo para Weber. Para ele, o capitalismo surge a partir do pensamento capitalista, sendo um idealista, para ele são as ideias que mudam o mundo e a partir das ideias que a realidade se transforma, para Weber o capitalismo surge do espírito do capitalimo, da ética capitalista.
A obra em si mostra uma relação entre as religiões protestantes e a ascensão do capitalismo. Weber relaciona a primazia do capitalismo que é o lucro máximo com as doutrinas protestantes. Ele mostra como o protestantismo dá fundamentos para que o homem busque o lucro, baseado numa crença divina, já que essa mentalidade inerente ao capitalismo de sempre buscar o lucro máximo era estranha à população, que não via necessidade dessa busca desenfreada. Porque buscar mais do que o necessário para "comer bem e dormir bem"? porque esse encontrado em religiões protestantes que, como já foi dito, explicavam por meio de uma interpretação da bíblia, que, ao contrário do catolicismo, não condenava o lucro, e sim, via no lucro uma benção de Deus. Enfim, basicamente ele explica o "espírito" capitalismo a partir do protestantismo e faz