tpv c lculo 2
393 palavras
2 páginas
Função LogarítmicaUma função logarítmica é aquela na qual temos uma constante a qualquer na base, sendo a > 0 e a diferente de 1, na qual, a é base da função, x é o logaritmando e f(x) o logaritmo. Desse modo, a função logarítmica assume o seguinte formato: f(x) = logax.
O gráfico deste tipo de função possui características semelhantes ao da função exponencial, sendo que, a principal diferença reside no fato de que a curva se desenha no primeiro e quarto quadrantes, ou seja, considera-se apenas valores positivos de x e não de y como na exponencial. Dessa forma, o gráfico desse tipo de função se trata de uma curva que não passa pelo eixo y e que corta o eixo x no ponto (1,0). Para sua construção consideramos:
reta crescente para a > 0
reta decrescente para 0 < a < 1
Exemplos:
1)
Para a > 0
2)
Para 0 < a < 1
Função Trigonométrica
A função trigonométrica se trata de uma função na qual a relação de dependência entre y e x ocorre por meio de valores trigonométricos ou ângulos. As suas funções elementares são definidas por:
f(x) = sen x f(x) = cos c f(x) = tg x
Para cada uma dessas relações o gráfico se comporta de maneira diferente, porém com características semelhantes.
No primeiro caso, a curva do gráfico é uma senóide que passa pela origem, tem sua ondulação limitada entre os pontos (0,1) e (0,-1) do eixo y e toca o eixo x a cada intervalo de π.
Exemplo:
Já para f(x) = cos x, a curva do gráfico é uma cossenóide que não passa pela origem, cortando o eixo y em (0,1), também tem sua ondulação limitada aos pontos (0,1) e (0,-1) do eixo y tocando o eixo x a cada intervalo de π.
Exemplo:
Por fim, para f(x) = tg x o gráfico terá uma curva denominada tangentóide. Essa curva não é contínua, mas se repete de forma uniforme ao longo do gráfico, passando pela origem, também se limitando aos pontos (0,1) e (0,-1) do eixo y e com um período (ciclo) de π no eixo x.
Exemplo:
Para se construir