TICA EMPRESARIAL
É o comportamento da empresa – entidade lucrativa – quando ela age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas da coletividade.
Assim, a referência à ética empresarial ou a ética dos negócios significa estudar e tornar inteligível a moral vigente nas empresas capitalistas contemporâneas e, em particular, a moral predominante em empresas de uma nacionalidade especifica.
Nas empresas, a reflexão ética fornece subsídios para a construção da cultura organizacional e serve de parâmetros para as decisões dos colaboradores.
Muitas vezes entende-se que a ética deve partir das instâncias superiores – no caso, o governo – lago que não é visto em nosso país. Tal característica dificulta a implantação de uma conduta ética em algumas empresas, nas quais ainda predomina este tipo de visão.
Antes, principalmente no Brasil, a postura ética de uma empresa estava diretamente relacionada com a conduta ética dos proprietários, tornando-se algo dependente de um desejo e conduta individual, principalmente pela existência de muitas empresas familiares. Atualmente a questão não é mais tratada no nível individual mas no nível institucional, ou seja, o imperativo ético depende, cada vez menos, do caráter e da vontade isolada do chefe e decorre, cada vez mais, de um conjunto de circunstancias estruturais internas e externas. Internamente, a empresa cresce e, assim se despersonaliza.
Em consequência muitas empresas desenvolveram, nos últimos anos, a consciência ambientalista, menos por adesão ao movimento ecológico e forma, sob pena de serem punidas, se não pela lei, pela execração da opinião pública, com o risco de prejudicar seus negócios.
CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL
O Código de ética tem a missão de padronizar e formalizar o entendimento da organização empresarial em seus diversos relacionamentos e operações. A existência do Código de Ética evita que os julgamentos subjetivos deturpem, impeçam ou restrinjam a aplicação plena dos