IDADE CONTEMPORANEA ead

3140 palavras 13 páginas
Linha do tempo
Nome: Teresa Siwassangue
Turma: 1A

Idade Antiga

A idade antiga ou antiguidade foi o período da história que se desdobrou desde a invenção da escrita (4000 a.C. a 3500 a.C.) até a queda do império romano do acidente (476 d.C.) e no início da idade média (século V). Neste período temporal constatamos que as chamadas civilizações antigas, que conhecem a escrita, coexistem com outras civilizações, escrevendo sobre elas (proto-história).
A idade antiga caracterizasse pelo surgimento das meras civilizações. E resultado da revolução social organizacional e tecnológica do homem impulsionada, notadamente, após a revolução agrícola do período neolítico (pré-histórico), no qual o homem se fixou de vez a terra começou o processo do domínio da natureza.

A educação ocidental grega

Entre os povos da antiguidade, em matéria da educação, os gregos são os que mais se sobressaem, é na Grécia antiga que surgem as primeiras teorias educacionais. A compreensão da cultura do lugar ocupado pelo individuo reflete-se no ensino e nas próprias teorias. A educação participa na vida, no crescimento da sociedade, tanto no seu destino exterior como na sua estruturação interna e desenvolvimento espiritual; e uma vez que o desenvolvimento social depende da consciência dos valores que regem a vida humana, a história da educação está essencialmente condicionada pelos valores validos para cada sociedade
A educação grega estava centrada na formação integral-corpo e espirito.
A ênfase da educação se demandava mais, ora para o preparo militar ou desportivo, ora para o debate intelectual conforme a época e o lugar.

A escrita alfabética constituiu uma forma democrática de educação na qual o saber é colocado à disposição de todos os cidadãos. Dessa forma a educação tornou-se aberta a coletividade, o número de crianças aumentou muito e daí surge a necessidade de um local onde possam se dedicar ao estudo, foi assim que surgiram as escolas. Nessas escolas

Relacionados