TICA EAD
MARINA SANTANA AVILA
ÉTICA E MORAL
CAMPINAS
2013
INTRODUÇÃO.
Este presente trabalho tem como objetivo apresentar uma rápida passagem pela historia da ética abordando os principais temas, o conceito de ética e moral e suas diferenças, a importância da ética para a sociedade como um todo e pensamentos de alguns filósofos e/ou estudiosos.
1 BREVE HISTÓRICO DE ÉTICA.
A rigor, a ética nasceu na antiga Grécia (500 a 300 a.C). Os gregos foram os primeiros a observar as relações entre as pessoas e sistematizar as ações para o convívio entre os indivíduos em uma sociedade.
Sócrates (470 a 399 a.C) conhecido como o “pai da moral” estudou sobre a natureza e conduta do bem moral. Defendia a existência de um conhecimento da essência humana onde pode conceder diretrizes de uma moral, através da razão (alma racional).
“É pior cometer uma injustiça do que sofrê-la, porque quem a comete transforma-se num injusto e quem a sofre não.” Sócrates.
Já Platão (427 a 347 a.C) aperfeiçoou o estudo de seu mestre Sócrates diferenciando o corpo da alma. Queria construir uma cidade perfeita recuperando valores antigos (prudência, justiça, sabedoria, etc.) da ética e da moral, pois acredita que o homem não conseguia andar sozinho e necessitava da sociedade e da polis (cidades).
“A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento.” Platão.
Para Aristóteles (384 a 322 a.C) discípulo de Platão, a ética busca valorizar a harmonia entre a moralidade e a natureza humana. Procurava entender as virtudes humanas, construir uma ética mais realista, mais próxima do homem concreto.
A virtude moral é um meio termo entre dois vícios, um dos quais envolve o excesso e outro deficiência, e isso porque a sua natureza e visar a mediania nas paixões e nos atos. ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco, livro II
Na Idade Média a ética em conjunto com o cristianismo (religião predominante e oficial) trouxeram grandes mudanças na