Tic e suas vantagens
O b-learning é uma combinação de dois métodos de ensino, presencial e à distância, maximizando as vantagens do ensino. Esta combinação permite ao aluno aprender ao seu próprio ritmo, estudar a qualquer hora ou em qualquer lugar: “enquanto se espera na fila pelo autocarro ou pelo comboio” por meio de um “computador, telemóvel, tablet ou outro qualquer dispositivo electrónico” (Capitulo 1- Evolução de um conceito).
O método tradicional de aulas presenciais complementa-se com método e-learning onde a comunicação é mediada por meios tecnológicos, onde o horário é flexível e a interactividade é facilitada: “estudante-docente, estudante-conteúdo, estudante-estudante, estudante-maquina” (Capitulo 1- Evolução de um conceito).
Neste sentido, ao utilizar o b-learning como método de ensino nas minhas turmas, para uma actividade educativa começo por numa primeira fase, explicar oralmente como instalar um Sistema Operativo no computador e algumas indicações de como agilizar o processo.
Numa segunda fase proponho aos alunos a consulta da plataforma virtual, o moodle e a visualização de um vídeo sobre a instalação do mesmo Sistema Operativo.
Em caso de dúvida, os alunos vão à plataforma partilhar informação, debatem sobre o tema abordado e colocam as suas questões nos fóruns criados para o efeito.
Desta forma pretendo que o aluno seja “o centro” do seu conhecimento, que seja mais autónomo e que desenvolva o seu espírito crítico.
Para criar maior interação e cooperação entre os alunos, irei disponibilizar o sistema de conversação instantânea (chat), disponível na plataforma moodle.
Depois do visionamento do filme, os alunos assistirão presencialmente às aulas práticas, onde procederão à instalação do Sistema Operativo. Após esta demonstração prática do aluno eu professor procederei à verificação dos conhecimentos aplicados e apreendidos anteriormente na plataforma virtual. Posteriormente o aluno deverá entregar um relatório através da plataforma Moodle,