Turismo
Cristiana Moreira
Comboio Histórico Linha do Douro
Introdução
O meu trabalho insere-se no Módulo 12 da disciplina de TIAT, e tem como objetivos identificar um dos principais destinos turísticos em Portugal, entender a importância da animação turística na sua relação com o destino, identificar os diferentes tipos de animação do destino turístico, identificar as potencialidades de um destino turístico, através das estratégias e programas de animação de cada destino e por fim E-Business em destinos Turísticos.
Este trabalho teve início com a escolha do Destino Turístico- Comboio Histórico Da Linha do Douro.
Com este trabalho pretendo dar a conhecer um dos principias destinos em Portugal, neste caso o Comboio Histórico assim como a importância da animação turística “ a bordo” do comboio a vapor, e ainda as potencialidades que o mesmo nos oferece através de estratégias e programas de animação do destino.
Comboio Histórico da Linha do Douro
A Linha Ferroviária do Douro tem 203 Km de extensão e desenvolve-se na sua maior parte junto às margens do rio Douro, ligando atualmente o Porto ao Pocinho. Foi uma notável obra de engenharia concluída em 1887 após doze anos de intensos trabalhos, vencendo-se inúmeros acidentes naturais, facto comprovado pelos vinte e seis túneis e trinta pontes que nela existem.
A Linha do Corgo liga atualmente a Régua a Vila Real, onde chegou em 1906. O troço Régua – Vila Real vence um desnível de 360 m em 26Km, acompanhando o rio Corgo pela margem esquerda.
Viajar nos Comboios Históricos do Douro, em carruagens do início do século, com tração a vapor (Henschel Loco 0187), ou Diesel (série 1400).
Locomotiva a Vapor e as 5 carruagens históricas, percorrem a distância que vai da estação da Régua à Estação do Tua, numa viagem única ao passado.
Período de Realização, trajeto e público-alvo
De 30 de junho a 13 de outubro, todos os sábados e nos primeiros quatro domingos de setembro, o Comboio