TIC - AVVVV

702 palavras 3 páginas
(Leia Números 15:37-39.) Essa lei de Jeová ao Israel antigo, talvez muitos hoje achem difícil entender uma lei que mandava colocar franjas e cordéis azuis nas roupas. Mas conseguimos vê a importância dessa lei? Obedecê-la ajudou o povo de Deus a se manter diferente e separado das nações pagãs ao seu redor. Isso era vital para ganhar e manter a aprovação de Jeová. (Lev. 18:24, 25) No entanto, essa lei revela também uma perigosa influência interna que pode nos desviar de nosso objetivo, a vida eterna. Como assim?
10 Note o que Jeová apresentou ao seu povo como motivo por trás dessa lei: “Não deveis estar seguindo os vossos corações e os vossos olhos, os quais estais seguindo em relações imorais.” Jeová conhece bem a natureza humana. Ele sabe muito bem como é fácil o nosso coração, ou nosso íntimo, ser seduzido pelo que os nossos olhos veem. De modo que a Bíblia nos alerta: “O coração é mais traiçoeiro do que qualquer outra coisa e está desesperado. Quem o pode conhecer?” (Jer. 17:9) Consegue ver, então, como foi oportuno o alerta de Jeová aos israelitas? Ele se apercebia de que eles tenderiam a olhar para os povos pagãos vizinhos e a deixar-se seduzir pelo que vissem. Poderiam ser tentados a querer se parecer com eles e, daí, a pensar, sentir e agir como eles. — Pro. 13:20.
11 Hoje é ainda mais fácil que o nosso coração traiçoeiro seja seduzido pelos nossos sentidos. Vivemos num mundo que favorece a satisfação dos desejos da carne. Como então aplicar o princípio por trás de Números 15:39? Considere: digamos que as pessoas na escola, no trabalho ou onde nos moramos, estejam se vestindo de modo cada vez mais provocante. Será que isso pode nos afetar? Sente-se tentado a ‘seguir seu coração e seus olhos’ e, assim, ser seduzido pelo que vê? Daí, será tentado a baixar seus próprios padrões e se vestir de maneira similar? — Rom. 12:1, 2.
12 Precisamos com urgência cultivar autocontrole. Se os nossos olhos tendem a olhar para o que não devem, lembremo-nos da firme

Relacionados