TIC ALAN
Gerência de Pós-Graduação e Pesquisa
Acadêmico: Alan Willian Rosa
Docente: Carlos Roberto Praxedes
1. TÍTULO DO PROJETO DE TRABALHO: Produção própria versus gillette-press: a programação jornalística da Rádio Aquarela FM, de Barra Velha
2. RESUMO: Este projeto visa possibilitar uma pesquisa feita na programação jornalística da Rádio Aquarela FM, de Barra Velha, entre o mês de setembro e novembro de 2015, na qual serão analisados os elementos do rádio e a forma em que são empregados na emissora. A análise baseará prioritariamente em fazer um comparativo entre produção própria e a prática de gillete-press. A gillette ou tesoura-press começou a ser desenvolvida em 1923 por Edgard Roquette-Pinto no extinto “Jornal da Manhã”, sendo que a atividade consistia em ler no rádio as notícias dos jornais impressos.
A prática continua não sendo ilegal, mas traz a tona uma série de conceitos éticos que envolvem a reprodução de conteúdos. Averiguar se os comunicadores citam as fontes de informação durante a apresentação dos programas é um dos pontos cruciais envolvendo as práticas morais.
Através de uma análise conceitual, essa pesquisa identificará qual o percentual de material jornalístico produzido pela própria emissora. O áudio dos dois noticiários da emissora serão gravados e decupados para apreciação e coleta das informações. Além disso, o artigo explanará sobre a importância da produção própria de jornalismo no cenário em que a emissora está inserida, tendo em vista que é a única rádio do município e tem papel importante na formação de opinião dos munícipes.
Palavras-chaves: radiojornalismo; gillette-press; produção
3. INTRODUÇÃO:
Em 1925 o Jornal da Manhã estreava na programação da Rádio Sociedade, no Rio de Janeiro, sob o comando do presidente da entidade, Dr Edgard Roquette-Pinto. Ele foi de fato, o criador do primeiro jornal de rádio no Brasil. As transmissões aconteciam sem grandes estruturas e sem muitos