TI
0,5 em 0,5 pontos
As fadas são fascinantes figuras femininas. Etimologicamente, a palavra “fada”, de acordo com Nelly Novaes Coelho, vem do latim fatum (destino, fatalidade, oráculo etc.). As fadas fazem parte do folclore ocidental e tornaram-se conhecidas como seres fantásticos ou imaginários, de grande beleza, que se apresentavam sob a forma de mulher. Podem ainda encarnar o Mal e apresentarem-se como o avesso da imagem anterior, isto é, como bruxas.
Com base no enunciado e no texto abaixo, aponte a questão correta.
“O rei chorou durante meses, até que conheceu uma princesa lindíssima e casou com ela. A princesa só tinha mesmo beleza, porque o resto nela era vaidade, orgulho e malvadeza. O dia todo ficava na frente do espelho, perguntando: Espelho, espelho meu, existe no mundo mulher mais bonita do que eu?” (Branca de Neve. In: As mais belas histórias infantis de todos os tempos. São Paulo: Globo, 1995)
Resposta Selecionada:
a.
Fada e bruxa são formas simbólicas da eterna dualidade da mulher ou da condição feminina.
Respostas:
a. Fada e bruxa são formas simbólicas da eterna dualidade da mulher ou da condição feminina.
b. As figuras simbólicas “fada” e “bruxa” não são agregadas à imagem do feminino.
c. As fadas e as bruxas têm suas características peculiares e não possuem a capacidade de transformação.
d. O conceito de dualidade não é pertinente à figura feminina, portanto, não é possível afirmar que “bruxa” e “fada” são formas simbólicas da condição da mulher.
e. A fada, diferentemente da bruxa, é uma mulher muito bonita e vaidosa, que busca, a qualquer preço, a autorrealização.
Feedback da resposta: As fadas e a bruxas, seres transmutáveis e, em alguns casos, de beleza perturbadora, representam a dualidade da mulher. A alternativa correta, portanto, é a letra A.
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
Com base nas características dos contos de fadas, considere as afirmativas que seguem.
I. O núcleo