TI verde e virtualiza o
TRABALHO VIRTUALIZAÇÃO E TI VERDE
São José dos Campos, Março de 2014.
ADRIANA DE ANDRADE
TRABALHO VIRTUALIZAÇÃO E TI VERDE
‘
A TI pode ser verde e lucrativa ao mesmo tempo. Para minimizar os impactos que produzem ao meio ambiente a curto, médio e longo prazo, as organizações têm buscado as melhores práticas para uma atuação sustentável.
São José dos Campos, Março de 2014.
Virtualização e a TI (Verde) Sustentável
Sustentabilidade: A TI pode ser verde e lucrativa ao mesmo tempo. O conceito da TI verde está cada vez mais presente nas discussões e nas estratégias das corporações ao redor do mundo.
Para minimizar os impactos que produzem ao meio ambiente a curto, médio e longo prazo, as organizações têm buscado as melhores práticas para uma atuação sustentável.
Além de cortar gastos e também aumentar o aproveitamento de espaços físicos, a virtualização mostra-se eficiente também como uma aliada na guerra contra o desperdício de recursos e a poluição do meio ambiente.
Através de informações obtidas com simulador no site de TI verde da Microsoft, um ambiente formado por 200 servidores, cada um com sua fonte de alimentação e todos estes com servidores virtuais, faz com que a emissão de CO2 na atmosfera caia cerca de 150%. Na mesma situação, economizam-se 82% com aquisições futuras de hardware, 10% em refrigeração de ambiente e 8% de energia elétrica. "Além disso, minimiza-se o impacto de futuros descartes de equipamentos no meio ambiente", afirma Paulo Araújo, diretor-regional da consultoria FTI. Para o profissional, esse tipo de solução tem forte apelo nas empresas. "O corte de custos é uma consequência natural e o impacto ambiental é comprovadamente menor", afirma.
Impacto
Ao contrário do que pensa a maioria dos empresários, quando se fala em sustentabilidade, o conceito verde na Tecnologia da Informação pode ser uma forma muito mais econômica e inteligente de conduzir