TI Verde Core Green
Podemos definir TI como um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação, já a TI Verde é uma tendência mundial voltada para o uso de recursos tecnológicos, reciclagem e reutilização que, para minimizar o impacto no meio ambiente, utilizam matérias primas e substancias menos tóxicas que não agridem o meio ambiente.
A TI Verde tem como intuito proporcionar a preservação ambiental e a redução de gastos na infraestrutura de TI utilizando recursos computacionais de forma consciente. Já deve ser de conhecimento prévio que a definição de computador é: tudo capaz de realizar cálculos, e que o primeiro computador da historia seria o Ábaco (antigo instrumento de cálculo), porém, antes de entendermos a extensão da TI Verde hoje, iremos fazer uma revisão da 1ª Geração até a 4ª Geração, que é a geração atual de computadores.
O primeiro computador da 1ª Geração foi o COLOSSUS, era uma máquina tão pesada que consumia 160 quilo watts de eletricidade, energia que era suficiente para escurecer as luzes de uma grande parte da cidade da Filadélfia. Este usara uma arquitetura de válvulas para funcionar, para quem tem carro fica fácil imaginar o calor produzido por este computador, pois, se um automóvel acelerar a uma velocidade X, em seguida, tiver uma brusca parada e o motorista abrir o capô de seu veículo, ele sentirá uma exaustão enorme do calor gerado pelo trabalho das válvulas, mas estamos falando de um computador que ocupava